Aprenda técnicas respiratórias para lidar melhor com as emoções:
Existem várias técnicas de respiração que podemos utilizar para regular nossas emoções e melhorar nosso bem-estar emocional. Aqui estão algumas delas:
Respiração diafragmática:
Esta técnica consiste em respirar profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões com ar e expandindo o abdômen. Em seguida, soltar o ar lentamente pelas narinas, enquanto o abdômen entra. Quando o ar entra o abdômen se projeta para fora, quando o ar sai, o abdômen entra. Esta técnica pode ajudar a administrar a ansiedade e o estresse.
Respiração ritmada:
Esta técnica consiste, inicialmente, em aplicar um tempo para inspirar e para exalar. Pode-se acrescentar tempo de retenção com e/ou sem ar. Porém, são variações mais avançadas, e convém aprender com um professor devidamente formado. A respiração ritmada traz estabilidade mental e contribui para melhorar o sono.
Comece utilizando o ritmo 1-1-1. Significa que você vai inspirar, reter o ar nos pulmões, e exalar no mesmo tempo, que pode ser 3, 4, 5 segundos, conforme a sua capacidade respiratória.
Se este ritmo estiver muito confortável para você, passe a utilizar o 1-2-1. Ou seja, dobrando o tempo de retenção com ar.
Nenhuma técnica deve gerar desconforto ou aceleração cardíaca.
Respiração alternada:
Esta técnica, como o nome já diz, consiste em alternar a narina pela qual se respira. Excelente para estabilizar as emoções e melhorar a concentração. Você deve alternar a narina em atividade sempre quando os pulmões estiverem cheios de ar.
Respiração acelerada:
Faça esta técnica SEMPRE SENTADO. SE SENTIR TONTURA, PARE. Pode ser útil para aumentar a energia e a motivação. Respire rápida e profundamente pelo nariz em ritmo acelerado, mantendo a boca fechada e a fisionomia descontraída.
A respiração acelerada ativa o sistema nervoso simpático e é excelente para momentos em que precisamos de um impulso extra de energia e mais lucidez.
Consulte seu médico antes de realizar qualquer uma destas técnicas. Elas não servem como terapia, apesar de melhorarem muito a qualidade de vida.
Além das técnicas mencionadas, é importante lembrar que a simples respiração consciente e focada ajuda a regular as emoções e promover um maior equilíbrio emocional, em momentos de estresse ou ansiedade.
Portanto, passe a se observar no dia a dia: perceba como está a sua respiração, principalmente nos momentos de mais desafio ou dificuldade.