Já lhe aconteceu ter uma excelente ideia – dessas que, se realizadas, mudariam tudo para melhor – mas nunca chegar a concretizá-la?
De que nos serve uma ideia genial se ela nunca sair do nível do planejamento intelectual?
É muito bom ser criativo e elaborar projetos novos. Melhor ainda é dar início ao projeto e poder vivenciar, na prática, o prazer de desenvolver aquilo que queremos. Excelente, mesmo, é poder concretizar a meta tão desejada.
Existem pessoas que têm facilidade para encontrar oportunidades e soluções. Uma parcela menor, tem a iniciativa de levar essas ideias à frente.
Mas apenas um grupo bem seleto tem a determinação e constância para completar o projeto: a tal de acabativa*.
Alguns conselhos neste sentido:
- Faça listas que detalhem todos os seus projetos de forma organizada;
- Mantenha as suas listas atualizadas e visite-as com regularidade;
- Não se permita abandonar e descartar um projeto sem antes se questionar: por que quis, em primeira hora, realizar aquilo? Qual era o grau de importância dessa ideia? O que lhe está levando a descartá-la? Tem algo que possa ser feito diferente e viabilize a continuidade do projeto? Reavalie antes de tomar uma decisão definitiva;
- Projetos podem ser mantidos numa lista, em standby, mas observe que alguns tem um momento mágico para acontecer. Ao revisitar as listas, pondere se esse momento chegou e priorize.
- Às vezes erramos ao calcular o prazo de realização e um projeto toma mais tempo do que queríamos. Se isso não for atrapalhar a meta final, não vejo problema, desde que o projeto ande. Avalie se esse é o caso, não se frustre pelo atraso, siga em frente e não desista até concluir.
- A sabedoria popular de “um passo de cada vez” nos leva longe. Se o projeto for grande, destrinche-o em quantas tarefas seja necessário e foque sempre na próxima. Passo a passo siga avançando até alcançar a meta final.
*Nota. “Acabativa” é um neologismo criado por Stephen Kanitz: “a capacidade que algumas pessoas possuem de terminar aquilo que iniciaram ou concluir o que outros começaram.”
____________________________________________________
Este texto é um capítulo do livro Multiplique seu tempo,
(Melina Flores, livro ainda não publicado).