Um dos focos da nossa metodologia é ensinar como mentalizar de forma que a técnica alcance o efeito desejado.
A sucessão de acontecimentos da sua vida é a fusão dos seus próprios pensamentos com os de todos os outros seres humanos e a realidade espaço-temporal do momento presente. Isto significa que cada pessoa é co-criadora da sua existência, assim como daquela de todas as outras pessoas – principalmente as mais próximas – que por sua vez são também co-protagonistas do seu destino.
Destes elementos, o mais importante para a criação dos acontecimentos futuros é o conjunto dos próprios pensamentos. A influência dos outros dois fatores – os pensamentos das outras pessoas e a realidade no momento presente – pode ser reduzida através de mentalizações feitas com a cor violeta, ensinadas no capítulo Cromoenergética. O objetivo da redução dessa influência externa é atribuir um poder cada vez maior sobre o curso da vida de cada um.
A matéria física é o pensamento cristalizado, pois aquilo que o ser humano constrói consciente ou inconscientemente tem origem na sua imaginação. Por exemplo, antes de um prédio ser construído, este foi visualizado pelo arquiteto, para só depois o projeto ser construído materialmente. O plano mental é a primeira fase para a concretização física de um acontecimento posterior. Da mesma forma como quem constrói uma casa, a realidade tem que ser construída de forma sólida e progressiva, com alicerces, um tijolo de cada vez e cimento para não desabar.
A visualização cria o molde de ações futuras através da canalização da consciência a nível mental. É o instrumento mais eficiente para construir os alicerces da metamorfose da sua vida para um futuro mais aprazível, alterando os desígnios do seu destino e da direção que a sua existência está a tomar. Mesmo que este percurso já lhe pareça bom, lembre-se que o pode tornar ainda melhor através da geração de arquétipos que irão estabelecer predisposições a mudanças positivas num acontecimento futuro específico que deseja criar ou intervir através deste enorme poder mental.
Ao imaginar o que quer que aconteça de bom, a si ou aos outros, está a formar uma realidade a nível mental que, tendo a energia suficiente e as condições para se cristalizar, extrapola do plano mental para o plano físico onde esta realidade se materializa de forma visível. Na mentalização, usa o poder construtivo da consciência como forma de realizar aquilo que quer que aconteça nas diversas facetas da sua vida.
Ao visualizar uma transformação em si próprio, em qualquer nível de consciência, está a transmitir ao seu corpo um sinal que o organismo interpreta como uma ordem a ser seguida, produzindo todas as modificações necessárias para que a visualização se concretize. As mentalizações externas ao corpo necessitam de uma maior persistência, mas da mesma forma a realidade se transforma na direção do que foi imaginado.